Detalhe: Válvula borboleta

Válvula borboleta

Válvula borboleta

A válvula borboleta, uma das mais antigas, recebe esse nome em função da aparência se seu obturador tem por função a regulagem e o bloqueio do fluxo em uma tubulação e pode trabalhar em várias posições de fechamento parcial.

O fechamento da válvula borboleta é feito pela rotação de uma peça circular, chamada disco, em torno de um eixo perpendicular à direção de escoamento do fluido.

Quase todas as válvulas borboleta têm anéis de sede em elastômeros, com quais se consegue uma excelente vedação.

As válvulas borboleta foram originalmente concebidas como válvulas de regulagem, mas devido ao aprimoramento da sede pode também trabalhar como válvulas de bloqueio.

A Válvula borboleta é utilizada principalmente em sistemas de adução e de distribuição de água bruta ou tratada, e em estações de tratamento de água e de esgotos e ainda é utilizada na indústria química, petroquímica, farmacêutica e alimentícia.

Podem ser usadas em serviços de alta corrosão, pois existem válvulas borboletas com revestimento anticorrosivo tanto no corpo como na haste e no disco de fechamento. São utilizadas em tubulações contendo líquidos, gases, inclusive líquidos sujos ou contendo sólidos em suspensão, bem como para serviços corrosivos.

Wafer

Modelo de válvula borboleta que para a sua instalação são utilizados dois flanges e a válvula é apertado entre esses dois flanges por meio de parafusos.

Lug

Modelo muito semelhante às válvulas borboleta do tipo wafer, mas apresentando uma orelha para cada parafuso. Essas orelhas são dotadas de furos com roscas, das mesmas características dos flanges a que se destinam, onde são roscados parafusos estojos para a fixação na tubulação. A vantagem em relação ao modelo wafer é a independência proporcionada entre os trechos de montante e jusante com a praticidade do corpo curto das wafers.

Válvula Borboleta Sanitária

Construídas em aço inoxidável 304 e aço inoxidável 316L

O assento em silicone é padrão; também estão disponíveis em EDPM e fluorcarbono.

Tri-Clamp (TC) e conexão para solda de topo para tubo de 1″ a 4″ são conexões padrão;

Normalmente as válvulas borboleta são fabricadas em Ferro Fundido ASTM A126 Gr.B e ASTM A536, com discos em aço inoxidável e sedes em EPDM, mas também são fabricadas em ASTM A351 CF8; ASTM A351 CF8M; ASTM A351 CF3 e ASTM A351 CF3M, para aplicações especiais na industria em geral.