Detalhe: Válvula esfera

Válvula esfera

Válvula esfera

As Válvulas esfera são empregadas como válvulas de bloqueio (on/off) em serviços de água, óleo ou gás (WOG) para fluidos sem sólidos em suspensão. São usadas principalmente em linhas de ar comprimido, ácidos e álcalis.

Entre as principais vantagens no emprego das válvulas esfera, podemos enumerar a passagem livre quando totalmente abertas, a estanqueidade perfeita, uma razoável diversidade de diâmetros, a variedade dos meios de ligação, o fato do fluido não entrar em contato com os internos, indicadas para operações frequentes, abertura e fechamento rápido, ampla gama de pressões, o baixo custo para modelos com esferas micro fundidas, além de permitir o fluxo nos dois sentidos.

Entre as principais desvantagens no emprego das válvulas esfera, podemos enumerar que não devem ser usadas para regulagem de fluxo, por usar material resiliente na vedação da sede limita a gama de temperatura.

Válvulas Esfera são excelentes válvulas para bloqueio de fluxo, podem ser fornecidas em diversos tipos de materiais, classes de pressão e extremidades.

Tipos de corpos: Monobloco, Bipartida e Tripartida;

Materiais:

Válvulas esfera Aço Carbono Fundido ASTM A216 Gr. WCB, ASTM A216 Gr. WC6;

Válvulas esfera Aço Inoxidável Fundido ASTM A351 CF8; ASTM A351 CF8M; ASTM A351 CF3 e ASTM A351 CF3M;

Válvulas esfera Bronze Fundido ASTM B62 e ASTM B61;

Válvulas esfera Latão CuZn40Pb2;

Válvulas esfera Aço Carbono Forjado ASTM A105;

Válvulas esfera Aço Inoxidável Forjado ASTM A182;

Extremidades: Flangeadas (ASME ou DIN); roscadas (BSP e NPT); Encaixe para solda (Socket Welding); Biseladas para solda (Butt Welding).

Classes de pressão: 150 Libras; 300 Libras; 600 Libras; 800 Libras; 900 Libras; 1500 Libras / PN10; PN16 e PN40.

Temperaturas de trabalho: As válvulas esfera podem se submeter a diversos tipos de temperaturas de trabalho desde que a pressão de processo seja compatível a mesma. (variáveis de -20°C a 1270°C).