Detalhe: Válvula solenóide

Válvula solenóide

Válvula solenóide

Uma válvula solenóide é uma combinação de duas unidades básicas funcionais: um solenoide com seu núcleo e uma válvula contendo um orifício, no qual um disco de vedação é posicionado para interromper ou permitir a passagem de fluido.

A válvula solenóide é aberta ou fechada pelo movimento do núcleo, que é atraído pela solenoide quando a bobina é energizada.

As válvula solenóide têm o solenoide montado diretamente no corpo da válvula com seu núcleo. O núcleo tem movimento livre dentro de um tubo permanentemente selado, que, por sua vez, está introduzido na cavidade da bobina. Este tipo de construção permite uma montagem compacta e livre de vazamento.

Nas válvulas solenóide de ação direta, o núcleo é mecanicamente ligado ao disco de vedação da válvula e diretamente abre ou fecha o orifício interno de passagem, dependendo se a bobina está energizada ou desenergizada. O funcionamento não depende da pressão da linha ou da vazão e a válvula opera de zero ao valor máximo da pressão ( Kgf/cm²) especificada.

Válvulas solenóide de 2 vias de fechamento rápido (shut-off) possuem uma conexão de entrada e outra de saída e estão disponíveis nas seguintes construções :

Construção Normalmente Fechada - A válvula solenóide está fechada quando desenergizada e aberta quando energizada.

Construção Normalmente Aberta - A válvula solenóide está fechada quando energizada e aberta quando desenergizada.

As válvulas solenóide podem ser encontradas com 2, 3, 4 e 5 vias.

O dimensionamento da Válvula é importante, visto que uma válvula solenóide quando superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar um elevado investimento inicial ou baixa eficiência no controle de processos industriais.

Os fatores básicos para o dimensionamento de uma válvula solenóide são: máxima e mínima vazão a ser controlada, máxima pressão diferencial através da válvula, peso específico e viscosidade do fluido assim como a temperatura.

As válvulas solenóide normalmente são comercializadas em dois materiais: Latão e Aço Inox.